Dados da Sonda Lunar LRO - Lunar Reconnaissance Orbiter, mostram que a superfície da Lua é mais complexa do que se imaginava. Os resultados foram publicados dia 17 de setembro de 2010, em 3 artigos científicos. No primeiro, cientistas da Universidade de Brown nos EUA, apresentaram um mapa global da Lua, com cores artificiais para mostrar as diferenças do seu relevo. A superfície da Lua não tem água em estado líquido. Suas crateras são preservadas devido ao vácuo ao seu redor. Nos outros 2 artigos, os cientistas descreveram como os processos geológicos que forjam a superfície lunar são também mais complexos do que se pensava.
Existem diferenças inéditas na composição da crosta lunar e confirmam a presença de materiais ricos em cálcio (Ca), alumínio (Al), ferro (Fe) e magnésio (Mg). Também, em vários locais, detectou-se a presença de silicatos, como o quartzo e o feldspatos, ricos em potássio (K) e sódio (Na), mirerais estes só encontrados em rochas que foram submetidas a um intenso processo magnético.
Fonte: redação do site Inovação Tecnológica.
PEDRA BRANCA

Quem sou eu:

- Comitê Semeando
- Itamarati de Minas, Zona da Mata / Minas Gerais, Brazil
- O Comitê Semeando foi criado para poder acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Neste sentido um grupo de pessoas desta pequena cidade cravada nas montanhas de Minas Gerais resolveu criar o Comitê Semeando, ideias e ideais. Não nos interessa saber qual será o produto final, mas temos plena convicção que alguma coisa será aproveitada. Porque Comitê ? Pela praticidade e simplicidade de seu processo de funcionamento. Não exige um Presidente nem um Estatuto. É livre e aberto às boas ideias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário