PEDRA BRANCA

PEDRA BRANCA

Quem sou eu:

Minha foto
Itamarati de Minas, Zona da Mata / Minas Gerais, Brazil
O Comitê Semeando foi criado para poder acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Neste sentido um grupo de pessoas desta pequena cidade cravada nas montanhas de Minas Gerais resolveu criar o Comitê Semeando, ideias e ideais. Não nos interessa saber qual será o produto final, mas temos plena convicção que alguma coisa será aproveitada. Porque Comitê ? Pela praticidade e simplicidade de seu processo de funcionamento. Não exige um Presidente nem um Estatuto. É livre e aberto às boas ideias.

5 de jul. de 2010

PARA  RECORDAR


A memória de um povo é fator peremptório para construção de sua identidade e não seria diferente neste pequeno texto ao qual subscrevo, sendo que, procuro fazer uma pequena abordagem dos sujeitos históricos, surgidos nesta cidade de Itamarati de Minas


Muito comum são lembranças de pessoas ilustres que de certa forma assinalaram seu nome na história deste município. Nomes estes que com justiça  foram usados como denominação de praças, ruas, escolas, etc.. Muito lícito, porque de certa forma é um meio honrado de prestigiar seus esforços empregados outrora, no sentido de dedicação para a construção, crescimento e desenvolvimento do ambiente acima citado.


Mas esta pequena abordagem, segue na direção daqueles (as) que também de forma concreta, são parte deste contexto e se encontram as margens deste processo, dos quais se tornaram inteiramente imêmores. E a grande maioria destes como se nunca tivessem feito parte da história deste município. Muitos, que por aqui residiram, tiveram passagens marcantes: uns pela sua irreverência, no modo de viver, agir; outros pela dedicação ao próximo; outros pelo tempo dedicado aos esportes; e de muitos com outras peculiaridade aqui não citadas, pois não é este o objetivo  e sim destacar que estes também participaram como “protagonistas” ativos no processo de construção da memória cultural deste município.


Penso que, se os mais idosos, ou as escolas  abordassem com mais freqüência estes assuntos, acenderia mais o interesse dos mais jovens pela história do município.Poderiam neste sentido ,adquirir conhecimentos mais profundos sobre suas raízes, das origens culturais que no momento são abraçados no município. Neste aspecto causa preocupação de como serão lembrados os atos que hoje se desdobram no município, ou já estão marcados com o carimbo do esquecimento. Se não fizermos alguma coisa, estaremos fadados, neste sentido, como muitos que aqui passaram e contribuíram para a construção da historia deste município.


Menciono a seguir alguns destes personagens históricos,  que tiveram sua passagem com destaque por esta localidade, ao mesmo tempo tão pouco lembrados:


João Entupido, toureiro que por aqui chegou através de uma tourada e adotou este município como sua terra, casando com dona Biana exemplo de simplicidade, do qual possuía currículo invejável, pois falava o latim perfeitamente, fato este desconhecido por muitos; Sebastião Muquem, com seu inseparável Cenegista; Braz Tupi com seu grito chi-bim-bi; Orlando Carolina, líder comunitário dos caramonos; Mauro Fabiano, Teco Diogo vascaíno apaixonado; e muito recente Omir de Freitas Miranda, desportista nº1 de nossa cidade. Poderia citar outros. Que este espaço  sirva para rememorarmos nossos irmãos , edificando uma identidade,  conhecendo suas histórias.

José Roberto Lemes

Itamarati d e Minas, 05 de julho 2010

Um comentário:

  1. JOSÉ ROBERTO, VOÇÊ FOI MUITO FELIZ NAS COLOCAÇÕES. MAS UMA MERECE DESTAQUE, AO DIZER QUE PERSONAGENS QUE TIVERAM PASSAGENS HISTÓRICAS E BOAS, AO MESMO TEMPO TÃO POUCO LEMBRADOS.
    O COMITÊ SEMEANDO QUER ABRIR ESTE ESPAÇO PARA JUNTOS FAZERMOS PARTE DESTA HISTÓRIA.
    PARABÉNS PELA MATÉRIA.

    ResponderExcluir

Minha lista de blogs