PEDRA BRANCA

PEDRA BRANCA

Quem sou eu:

Minha foto
Itamarati de Minas, Zona da Mata / Minas Gerais, Brazil
O Comitê Semeando foi criado para poder acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Neste sentido um grupo de pessoas desta pequena cidade cravada nas montanhas de Minas Gerais resolveu criar o Comitê Semeando, ideias e ideais. Não nos interessa saber qual será o produto final, mas temos plena convicção que alguma coisa será aproveitada. Porque Comitê ? Pela praticidade e simplicidade de seu processo de funcionamento. Não exige um Presidente nem um Estatuto. É livre e aberto às boas ideias.

22 de jul. de 2010

DE QUEM É A ÁGUA?




Por: Alen Henriques

“A crise da água é uma crise ecológica com causas comerciais, mas sem soluções de mercado. As soluções de mercado destroem a terra e agravam a desigualdade. A solução para uma crise ecológica é ecológica, e a solução para a injustiça é a democracia...” (SHIVA, VANDANA. As Guerras por Água: privatização, poluição e lucro. São Paulo: Radical Livros, 2006, p.32.

Depois de um tempo de esquecimento, após ter sido discutido e rejeitado pela Câmara Municipal, voltou a ser comentada nas ruas da cidade a possibilidade de se passar, para a empresa estadual, o serviço de tratamento e distribuição de água em nosso município.

A maior parte da população de nossa cidade sabe da necessidade de se pensar na questão da ampliação da oferta e na distribuição e, é claro, na qualidade da água ofertada em nosso município. As pessoas que moram nas partes mais altas sabem melhor ainda, ainda mais em períodos de festas como carnaval e exposição. Nestes períodos, por falta de planejamento e responsabilidade, a cidade se vê em uma situação que beira o caos, algumas casas chegam a passar mais de quatro dias sem receber água.

Fica, todavia, algumas perguntas: De quem é a culpa? Qual é a solução?

Para alguns, talvez a maioria, a culpa é daqueles que desperdiçam água e não pensam nos outros... Para outros, provavelmente uma minoria, a culpa é da ausência de investimentos nos últimos anos por parte da Prefeitura, a cidade cresceu e não se investiu na melhoria do sistema.

Para alguns, talvez também para a maioria, a solução para o problema seja a passagem (ou entrega) do sistema para a empresa estadual. Outros, provavelmente também uma minoria, defendem que a Prefeitura faça aquilo que deveria ter sido feito nos últimos anos: ter investido no aumento e na qualidade do sistema.

Não adianta simplesmente entregar um patrimônio que é público e valioso, pensando que todos os problemas serão resolvidos. Isso chega a ser um afronta a nossa inteligência. Nosso ribeirão está definhando, lixo se acumula em suas margens... O leito está em estágio avançado de assoreamento e, o pior, aqueles que deveriam fiscalizar e dar exemplo, são os que mais contribuem para o assoreamento (o aterro próximo ao matadouro é um dos muitos exemplos).

A empresa estadual vai resolver os problemas ligados à poluição, ao assoreamento, ao descaso de nossos governantes? Essa é uma pergunta, a meu ver, ainda sem resposta...

Devemos lembrar que ao dar banho em uma criança devemos jogar apenas a água suja fora. A criança deve ser preservada...

A água, assim como o ar é um patrimônio de todos. Nosso sistema de abastecimento é uma conquista e um patrimônio de todos, construído com recursos públicos.

A solução de nosso problema, concordando com Vandana Shiva, está na democratização das decisões, na transparência e não em decisões de gabinetes pessoais, que não levam em conta os interesses e as necessidades da população.

19 comentários:

  1. Concordo plenamente, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Nosso ribeirão tá morto, isso é que é verdade.

    ResponderExcluir
  3. Seria muito bom trazer a discussao sobre a água de Itamarati pra todos.
    Alguma coisa tem que ser feita mesmo.
    Eu não acredito que os governantes são donos da verdade. O povo tem que dar opinião.

    ResponderExcluir
  4. estão de parabéns, pelo texto precisando de pessoas com vontade de fazer a diferença,e o comite esta de parabéns pelo espaço que sede aos moradores do municipio, valeu pela idéia.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PARABÉNS...........

    INCLUSIVE VC PRECISAM DAR UMA OLHADA NO MATADOURO MUNICIPAL AQUILO SIM QUE É VERGONHOSO!!

    ResponderExcluir
  6. FICO FELIZ DE SABER DEPOIS DE TANTOS ANOS QUE MORO EM ITAMARATI, NUNCA ACHEI QUE UM DIA TIVESSEMOS UM MEIO DE COMUNICAÇÃO E ESCLARECIMENTO, TENHO 68 ANOS DE ITAMARATI PARABÉNS AOS INTEGRANTES DO COMITE!!!!

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS AGORA VCS VÃO TER MUITAS COISAS PARA COMENTAR, PROQUE TEM MUITA COISA QUE PRECISA SER FEITA,ESPERO VER MAIS POSTAGENS....

    PARABÉNS AOS INTEGRANTES DO COMITE BEIJOSSSSSSS

    ResponderExcluir
  8. É bom lembrar que a cidade somos todos nós e não apenas uma minoria.
    Vamos salvar nosso ribeirão.
    E por favor gente, vamos parar de jogar lixo na água.
    Prefeitura vamos limpar e fiscalizar né

    ResponderExcluir
  9. Vamos falar a verdade a nossa cidade tá muito suja tá mesmo. O ribeirão nem se fala.
    Parabéns e vamos cobrar de nossas autoridades.

    Luís

    ResponderExcluir
  10. Pelo que tudo indica, a solução sairá mesmo do Gabinete e seus enteados. A discussão deveria passar também pela comunidade. Existem outras formas que não seja COPASA.Esta sim, levará nossos recursos, não gera empregos, não pratica a tarifa social e o valor da água é de responsabilidade deles. Ou seja, entregaremos o queijo e a goiabada para eles. É tudo o que eles querem.
    Parabéns ao Comite por ter levantado a questão.
    Vamos em frente!

    ResponderExcluir
  11. acredito q a instalação de um orgão para controle de qualidade e consumo é extremamente importante e necessário. Porém em uma filosofia mais profunda, me vem a cabeça muitos questionamentos:

    Na era em q a questão do mal uso dos recursos naturais fora mostrada ao mundo com olhares preocuposos,me pergunto:

    Somos seres dotados de inteligência,mas sera q temos noção q esses recursos, representam, a continuidade da vida na terra?

    Pq os orgãos responsaveis pela conservação de recursos naturais, q acredito eu saibam desse horror q se tornou nossa ribeirão, não tomam as providências necessárias? acho q a consciência da populçao tbm seja fundamental, (já q é visivel a qualquer um,a ignorância de alguns de nossos conterrÂneos) porem pq esses ''responsaveis'' não provovem o conhecimento a toda população com eventos sobre conservação e ecologia com FREQUÊNCIA?
    Será q estão msm capacitados a assumir as funções q lhe foram concebidas??

    Curso o segundo período de Ciências Biologicas na Fic,e me coloco a disposiçao para ajudar a promover qualquer atividade ou evento q possa tirar a cegueira q hoje nossa sociedade mostra ter a respeito do assunto.

    meu contato;thiaagoladeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. È um absurdo o que esta atual administração esta fazendo.Enquanto fica fazendo festa com o nosso dinheiro esquece do interesses do nosso povo,por exemplo a nossa agua.Ainda bem que agora temos um meio de comunicação desente para podermos nos espressar.bjs

    ResponderExcluir
  13. Porque nem um vereador comenta esse assunto? Infelizmente estamos apé de vereadores.
    População acordai...
    Chega de corrupção apoiada pelos vereadores (todos)

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS AO DOUTORANDO ALEN HENRIQUES.


    O texto relata de fato, o que ocorre em NOSSO município. A falta de oferta de água de boa qualidade não é nenhuma novidade aqui na pacata cidade mineira. As indagações, no entanto, apresentam se oportunas e de grande valia, para que TODOS possam refletir sobre essa realidade. NÃO cabe aos vereadores, a decisão mor sobre assunto, Eles nos representam na câmara. É NOSSO DEVER COMO CIDADÃOS, OPINAR, INDICAR OU ATE MESMO VETAR QUALQUER ARBITRARIEDADE SOBRE A INSTALAÇÃO OU NÃO DA REFERIDA EMPRESA, SE ESSE FOR REALMENTE O CAMINHO TOMADO. A água é de todos, como direito universal a vida. É preciso fazer as coisas com mais clareza, clareza que outrora esse Ribeirão apresentava. As condições do "Pires" são deploráveis... Não existe colaboração... Tão pouco, consciência de boa parte da população a respeito da água... São muitos que usam sem nenhum tipo de "respeito" apenas desperdiçam... Será que estes "moradores" sabem que indiretamente pagam pelo tratamento? Afinal pagam impostos e encargos municipais. A modernização do sistema de abastecimento de água custaria quanto aos cofres públicos? A instalação e a entrega de nosso mais valioso "mineral", e eu não falo de "bauxita", falo da água, ás mãos da "EMPRESA" vai custar quanto para toda SOCIEDADE, embora os gastos do setor público seja minorado, a população arcará com todos os ônus? ÁGUA É VIDA, É JUSTO CEDER NOSSO DIREITO DE REGIR ESSA MARAVILHA, PASSANDO PARA UMA CORPORAÇAO ESSE PRIVILÉGIO? TODOS TERIAM CONDIÇÕES DE PAGAR PELO USO DA ÁGUA? PRA QUE SERVE O "ESTADO"? NÃO É PARA ASSEGURAR A TODOS A TÃO SONHADA IGUALDADE... Preciso indicar um plebiscito? Preciso sugerir um debate, em praça pública, entre os prós e os contras? Será que eu preciso pedir que tenham um pouco mais de seriedade no que fazem? NÃO SOU E NEM QUERO SER DONO DA VERDADE, QUERO APENAS QUE REFLITAM SOBRE O TEMA. Alguém sabe de quando é a Lei Orgânica Municipal? As leis precisam ser revistas e refeitas, existe uma defasagem gigantesca, desde a emancipação do município até os dias atuais. ÁGUA ESSE DIREITO É NOSSO, E O DEVER DE MANTER A QUALIDADE E MINORAR A INIQUIDADE É DO ESTADO, NO CASO O MUNICÍPIO. É MAIS FACIL CEDER O DIREITO DE UTILIZAR ESSA ÁGUA RACIONALMENTE, DO QUE MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIEMTNO? A EMPRESA QUE MINERA EM NOSSO NO MUNICIPIO PODE FAZER ALGUMA COISA SOBRE O TEMA? Afinal o direito a um ambiente equilibrado é garantido pela Lei Org. Municipal, Const. 1988 e pelo caput do Meio Ambiente. Então queridos representantes pensem e façam a coisa certa a fazer.

    Obs: Sou Graduando em Geografia e Meio Ambiente pela FIC - 6° PERÍODO.

    NÃO SE ESQUEÇAM, TRABALHO E HONESTIDADE FAZ O HOMEM.

    PARABÉNS AO (S) IDEALIZADOR (ES) DO BLOG.
    Acessem: cafecomgeografia.com

    ResponderExcluir
  15. ERRATA

    *ABASTECIEMTNO ENTENDAM ABASTECIMENTO.

    ResponderExcluir
  16. poxa esse post tá bombando hem...
    Parabens comitê estamos esperando mais posts.

    ResponderExcluir
  17. Esse itamarati de verdade esta morto...
    Parabéns Alen,
    belas palavras..

    ResponderExcluir
  18. Valeu Alen, pelo belíssimo texto. A verdade sempre é bem-vinda. Pena que pessoas como você são poucas em Itamarati, pessoas que não tem medo de dizer o que pensa e sobre tudo a verdade, resumindo pessoas de ATITUDE.
    Escreva mais, pois assunto é o que não falta neste Município nosso, que cá para nós, esta uma pouca vergonha, uma "cachorrada".

    abraços

    ResponderExcluir
  19. Atitudes como do Álen também deveria ser feita nos comentários.Botem a cara para bater e se identifequem.Não fiquemos no anonimato.

    ResponderExcluir

Minha lista de blogs