PEDRA BRANCA

PEDRA BRANCA

Quem sou eu:

Minha foto
Itamarati de Minas, Zona da Mata / Minas Gerais, Brazil
O Comitê Semeando foi criado para poder acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Neste sentido um grupo de pessoas desta pequena cidade cravada nas montanhas de Minas Gerais resolveu criar o Comitê Semeando, ideias e ideais. Não nos interessa saber qual será o produto final, mas temos plena convicção que alguma coisa será aproveitada. Porque Comitê ? Pela praticidade e simplicidade de seu processo de funcionamento. Não exige um Presidente nem um Estatuto. É livre e aberto às boas ideias.

19 de nov. de 2010

ZUMBI DOS PALMARES - SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA E LIBERDADE.

O dia da Consciência Negra é celebrado em todo o país no dia 20 de novembro, data em que Zumbi dos Palmares, o ícone da resistência negra no Brasil foi morto.A palavra Zumbi, ou Zambi, vem do termo nzumbi, do idioma africano que significa "grosso modo". No Brasil significa "um fantasma", que segundo a crença popular afro-brasileira, vagueia pelas noites.
O Quilombo dos Palmares, localizado na atual região de União dos Palmares - Alagoas, era uma comunidade auto sustentável, formado por escravos que fugiam das fazendas ou prisões. Sua população chegou a mais de 30 mil pessoas.
Zumbi nasceu no ano de 1655. Foi capturado aos 6 anos de idade e entregue a um missionário portugûes. Foi batizado de "Francisco", recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim.
Em 1670, com 15 anos de idade, fugiu. Retornou ao Quilombo liderado por Ganga Zumba.
A Coroa Portuguesa ofereceu a liberdade para todos os escravos se o Quilombo submetesse ao seu domínio. Zumbi rejeitou a proposta, desafiando Ganga Zumba, onde tornou-se líder.
Em 1694 o Quilombo foi invadido e Zumbi ferido.
Em 20 de novembro de 1695, com 40 anos de idade, Zumbi foi morto numa emboscada, teve a cabeça cortada, salgada e exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a imortalidade de Zumbi. Virou uma lenda e foi amplamente citado pelos abolicionistas como herói e mártir.
Hoje é símbolo de resistência, um herói que lutou pela liberdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs