Sede Central do Distrito de Itamaraty. O prédio maior aos fundos ( hoje a Prefeitura). O vale é o Córrego Bonsucesso.
Destacar aspectos de ocupação territorial e instalação do município, leva-nos a crer que se o passado é nossa fonte de ensinamento, o presente é nosso esforço na busca de outras direções: o da construção de um novo caminho para superarmos os problemas futuros.
A sua ocupação começa a se intensificar a partir de 1820. As façanhas das entradas e bandeiras, impulsionadas pela Corte Portuguesa na Zona da Mata Mineira e de seus personagens desbravadores. As pequenas populações indígenas foram expulsas e dizimadas, consideradas na época, obstruções ao progresso. Eram terras de matas fechadas onde somente alguns cruzavam as suas estreitas trilhas. Algumas atividades agrícolas como o arroz, feijão, milho e café, além de pequenos comércios, começaram a criar condições para a composição de um núcleo de povoamento.A fundação da vila visava um local estratégico. Em 1890 foi criado o Campo Santo, onde foi esrguida a Capela e depois Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Nesta mesma época, moradores da vila dirigiram uma representação ao Governador do Estado de Minas Gerais, Dr.Crispin Jacques Bias Fortes, solicitando a criação do Distrito de Itamarty, sendo atendida através do Decreto Estadual nº 405, de 06/03/1891. Através do Decreto Estadual nº454, ficaram estabelecidas as divisas do distrito.
Em 19 de março de 1892, instalou-se o 1º Conselho Distrital. Este Conselho auxiliava na administração municipal e na arrecadação de impostos. Faltava, porém a definição do local para a sede do Distrito. O Conselho criou uma Comissão, composta pelos senhores Joaquim Gomes de Araújo Porto, Francisco Soares Henriques Vieira, Joaquim Gonçalves Barroso Sobrinho, Francisco de Paula Ladeira e Manoel Luiz Pereira, para estudarem um melhor local para tal. Esta Comissão entrou em divergência, dividindo-se em 2 grupos. O primeiro, formado pelos senhores Joaquim Gomes de Araújo Porto, Francisco de Paula Ladeira e Manoel Luiz Pereira, opinaram para que a sede fosse nas imediações da Fazenda Bonsucesso. Os demais opinaram por terrenos próximos ao Rio Novo. Apesar de calorosos boatos e debates, a primeira opinião prevaleceu. A Fazenda Bonsucesso começa a se desagregar em virtude das desapropriações e construções de comércios e moradias. Inicia-se um processo de reestruturação do Distrito, como novos traçados de ruas, contrução de prédios públicos, redes de água e esgoto, escolas, cemitério e aí não parou mais.
Em 31 de dezembro de 1962 ocorreu a emancipação e em 1º de Março de 1963 a instação do município de Itamarati de Minas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário