PEDRA BRANCA

PEDRA BRANCA

Quem sou eu:

Minha foto
Itamarati de Minas, Zona da Mata / Minas Gerais, Brazil
O Comitê Semeando foi criado para poder acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Neste sentido um grupo de pessoas desta pequena cidade cravada nas montanhas de Minas Gerais resolveu criar o Comitê Semeando, ideias e ideais. Não nos interessa saber qual será o produto final, mas temos plena convicção que alguma coisa será aproveitada. Porque Comitê ? Pela praticidade e simplicidade de seu processo de funcionamento. Não exige um Presidente nem um Estatuto. É livre e aberto às boas ideias.

19 de nov. de 2010

ZUMBI DOS PALMARES - SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA E LIBERDADE.

O dia da Consciência Negra é celebrado em todo o país no dia 20 de novembro, data em que Zumbi dos Palmares, o ícone da resistência negra no Brasil foi morto.A palavra Zumbi, ou Zambi, vem do termo nzumbi, do idioma africano que significa "grosso modo". No Brasil significa "um fantasma", que segundo a crença popular afro-brasileira, vagueia pelas noites.
O Quilombo dos Palmares, localizado na atual região de União dos Palmares - Alagoas, era uma comunidade auto sustentável, formado por escravos que fugiam das fazendas ou prisões. Sua população chegou a mais de 30 mil pessoas.
Zumbi nasceu no ano de 1655. Foi capturado aos 6 anos de idade e entregue a um missionário portugûes. Foi batizado de "Francisco", recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim.
Em 1670, com 15 anos de idade, fugiu. Retornou ao Quilombo liderado por Ganga Zumba.
A Coroa Portuguesa ofereceu a liberdade para todos os escravos se o Quilombo submetesse ao seu domínio. Zumbi rejeitou a proposta, desafiando Ganga Zumba, onde tornou-se líder.
Em 1694 o Quilombo foi invadido e Zumbi ferido.
Em 20 de novembro de 1695, com 40 anos de idade, Zumbi foi morto numa emboscada, teve a cabeça cortada, salgada e exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a imortalidade de Zumbi. Virou uma lenda e foi amplamente citado pelos abolicionistas como herói e mártir.
Hoje é símbolo de resistência, um herói que lutou pela liberdade.



18 de nov. de 2010

RESULTADOS DO TORNEIO DE BURACO

Dia 14 de novembro encerrou o 1º Torneio de Buraco dos Amigos de Itamarati, realizado na residência de José Roldão Alves. Todos os participantes presentes foram contemplados com troféus e medalhas, além de um delicioso almoço. O resultado do evento foi motivo de orgulho dos organizadores e dos buraqueiros, pois já se pensa num próximo torneio.
Os Campeões Juberto e Milton receberam os troféus das mãos de Carlinhos e Clodomiro.
Parabéns à dupla vencedora.
                                              
As Vice Campeãs Niuza e Didi receberam os troféus das mãos de Dagmar e D.Ivone.
                                                
O Troféu Melhor Estratégia  (mais nº de mortos) foi entregue por Wani e Elson Almada para o Fio.
                                              
O 3º lugar foi para Elson Almada e Decão.
                                            
 O 4º lugar ficou com Chico Batista  e Luzia. A medalha foi entregue por Denise.

Mais fotos podem ser vistas no orkut: comitesemeando@hotmail.com
Acesse!
                                                







13 de nov. de 2010

160 anos de Robert Louis Stevenson – criador de “O Médico e o Monstro”

Há 160 anos, no dia 13 de novembro de 1850, nascia em Edimburgo, na Escócia, Robert Louis Balfour Stevenson, escritor que viria a se tornar um dos maiores de todos os tempos, com o famosíssimo “O Médico e o Monstro“.



Stevenson teve uma vida curta. Chegou a cursar Engenharia, mas não mostrou muito interesse pela matéria. Portador de tuberculose, tentou se mudar para a Europa continental (França e Suíça) e para os Estados Unidos, à procura de um clima que amenizasse sua doença, mas acabou se mudando para Samoa, onde ficou conhecido como “Contador de Histórias”. Foi nestas ilhas que Stevenson morreu, em 1893, aos 44 anos, em casa, em frente de sua esposa, provavelmente de um derrame cerebral.


Escreveu uma extensa lista de poemas, contos e livros, publicados entre 1877 e 1893, ano de sua morte. Suas obras mais famosas são “A Ilha do Tesouro”, “Raptado” e o famosíssimo “O Médico e o Monstro”.


O aniversário de nascimento de Robert Louis Stevenson é o Google Doodle de hoje.

Robert Louis Stevenson
Um pouco de estória não faz mal a ninguem!!!

4 de nov. de 2010

1º Torneio de Buraco dos Amigos de Itamarati

Está acontecendo neste mês de novembro, o "1º Torneio de Buraco dos Amigos de Itamarati", realizado sob a organização de José Roldão Alves e sua equipe. Cada dupla jogará com todas as outras e as 2 mais bem pontuadas jogarão a semi-final e  depois a final, onde encerrará com um grande momento de confraternização. O espírito esportivo prevalece, pois o que importa é a participação. Num ambiente familiar, as partidas acontecem de forma tranquila e descontraída.

                                               O organizador José Roldão e sua filha Lili

                                    As duplas Carlinhos/Geraldinho  e  Tuta/Vaguinho Fabiano

                                                         Vani/Fio  e  Juninho/José Jonas

                                                  Dagmar/Aparecida  e  Niuza/Marlene
                                          
                                                  Elson Almada/Decão  e  Vani/Fio

Mais fotos podem ser vistas no orkut: comitesemeando@hotmail.com

3 de nov. de 2010

1ª Presidente mulher eleita no Brasil !

O resultado da votação do dia 31 de outubro de 2010 definiu o futuro político do país para os próximos 4 anos, elegendo Dilma Roussef com a primeira mulher a governar o Brasil e a 11ª a ocupar o cargo de Presidente na América Latina. Eleita com 56% dos votos , totalizando 55milhões e 700 mil votos, contra 46% do tucano Serra, totalizando 43milhões e 700 mil votos arredondados. A diferença de 12 milhões de votos fez Dilma Roussef agradecer a confiança do povo brasileiro . A sua 1ª reunião com os governadores eleitos será para tratar das questões da Saúde e Segurança Pública. Bom começo.

A comemoração pela vitória
 Que Deus possa iluminar seus caminhos, direcionando sempre nos trilhos da verdade, da transparência e da honestidade, criando projetos para continuar eliminando a pobreza e a miséria ainda presentes neste país.

O carinho especial por sua assessora na Casa Civil e os projetos desenvolvidos por eles, foram fundamentais para a eleição de Dilma.

O Vice-Presidente Michel Temer, a Presidente Dilma Roussef e Lula.



28 de out. de 2010

PARA REFLETIR


NÃO  É  COMIGO

Esta é uma história de 4 pessoas: Todomundo, Alguém, Qualquer um e Ninguém.
Havia um importante trabalho a ser feito e Todomundo tinha certeza de que Alguém o faria.
Qualquer um poderia tê-lo feito. Mas Ninguém o fez.
Alguém zangou-se porque era um trabalho de Todomundo.
Todumundo pensou que Qualquer um poderia fazê-lo mas Ninguém imaginou que Todomundo deixasse de fazê-lo.
Ao final, Todomundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquer um poderia ter feito.

27 de out. de 2010

TÚNEL DO TEMPO - ITAMARATI DE MINAS : de aldeia a vila, de vila a distrito, de distrito a cidade.


Sede Central do Distrito de Itamaraty. O prédio maior aos fundos ( hoje a Prefeitura). O vale é o Córrego Bonsucesso.


Destacar aspectos de ocupação territorial e instalação do município, leva-nos a crer que se o passado é nossa fonte de ensinamento, o presente é nosso esforço na busca de outras direções: o da construção de um novo caminho para superarmos os problemas futuros.
A sua ocupação começa a se intensificar a partir de 1820. As façanhas das entradas e bandeiras, impulsionadas pela Corte Portuguesa na Zona da Mata Mineira e de seus personagens desbravadores. As pequenas populações indígenas foram expulsas e dizimadas, consideradas na época, obstruções ao progresso. Eram terras de matas fechadas onde somente alguns cruzavam as suas estreitas trilhas. Algumas atividades agrícolas como o arroz, feijão, milho e café, além de pequenos comércios, começaram a criar condições para a composição de um núcleo de povoamento.A fundação da vila visava um local estratégico. Em 1890 foi criado o Campo Santo, onde foi esrguida a Capela e depois Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Nesta mesma época, moradores da vila dirigiram uma representação ao Governador do Estado de Minas Gerais, Dr.Crispin Jacques Bias Fortes, solicitando a criação do Distrito de Itamarty, sendo atendida através do Decreto Estadual nº 405, de 06/03/1891. Através do Decreto Estadual nº454, ficaram estabelecidas as divisas do distrito.
Em 19 de março de 1892, instalou-se o 1º Conselho Distrital. Este Conselho auxiliava na administração municipal e na arrecadação de impostos. Faltava, porém a definição do local para a sede do Distrito. O Conselho criou  uma Comissão, composta pelos senhores Joaquim Gomes de Araújo Porto, Francisco Soares Henriques Vieira, Joaquim Gonçalves Barroso Sobrinho, Francisco de Paula Ladeira e Manoel Luiz Pereira, para estudarem um melhor local para tal. Esta Comissão entrou em divergência, dividindo-se em 2 grupos. O primeiro, formado pelos senhores Joaquim Gomes de Araújo Porto, Francisco de Paula Ladeira e Manoel Luiz Pereira, opinaram para que a sede fosse nas imediações da Fazenda Bonsucesso. Os demais opinaram por terrenos próximos ao Rio Novo. Apesar de calorosos boatos e debates, a primeira opinião prevaleceu. A Fazenda Bonsucesso começa a se desagregar em virtude das desapropriações e construções de comércios e moradias. Inicia-se um processo de reestruturação do Distrito, como novos traçados de ruas, contrução de prédios públicos, redes de água e esgoto, escolas, cemitério e aí não parou mais.
Em 31 de dezembro de 1962 ocorreu a emancipação e em 1º de Março de 1963 a instação do município de Itamarati de Minas.

O local era chamado de "Curral do Coselho". No 1º andar funcionava a Escola Municipal e por baixo uma cadeia (casa de 2 andares)

Texto : Carlos Romanhol.
Fontes: Jornal Folha de Itamarati - Ano XV - Edições 71 e 72
Zona da Mata Mineira - Edições FUNALFA
                      Fotos cedidas por Galba Rodrigues Ferraz em 22/10/2010


Minha lista de blogs