PEDRA BRANCA

PEDRA BRANCA

Quem sou eu:

Minha foto
Itamarati de Minas, Zona da Mata / Minas Gerais, Brazil
O Comitê Semeando foi criado para poder acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Neste sentido um grupo de pessoas desta pequena cidade cravada nas montanhas de Minas Gerais resolveu criar o Comitê Semeando, ideias e ideais. Não nos interessa saber qual será o produto final, mas temos plena convicção que alguma coisa será aproveitada. Porque Comitê ? Pela praticidade e simplicidade de seu processo de funcionamento. Não exige um Presidente nem um Estatuto. É livre e aberto às boas ideias.

6 de jul. de 2010

FESTA DAS NAÇÕES

      
A Escola "PEDRO FURTADO" realizou no dia 03 de julho, a "FESTA DAS NAÇÕES", juntamente com seus professores,alunos e comunidade presente.

































SAÚDE E PAZ A TODOS,QUE AJUDARAM A REALIZAR ESTA LINDA FESTA!



Pe. FRANCISCO RODRIGUES DA SILVA



Aos 4 anos de idade, Francisco Rodrigues da Silva, natural de Itamarati de Minas, filho de José Costa e Arminda Rodrigues Gomes, já declarava sua vontade de ser Padre.

Com 14 anos foi para o Seminário, sendo ordenado com 30 anos.

Neste ano de 2010, completa 32 anos de caminhada cristã.



*Data de aniversário : 29 de agosto de 1947.

*Signo: Virgen.

*Uma saudade: meus pais, irmãos e amigos.

*Um poeta: Carlos Drumond de Andrade.

*Uma poetisa: Cecília Meirelles.

*Um mistério: a vida.

*Um político brasileiro: Lula.

*Uma tristeza: a saudade.

*Um sonho: a construção do Lar São Cristóvão.

*Uma vontade: estar a serviço dos pobres.

*Formação religiosa: Doutor em Liturgia.

*Projetos futuros: aguardo a nomeação para uma nova comunidade.

A partir do dia 14 de julho saberei a qual comunidade servir.

*Um ídolo: Roberto Carlos.

*Uma música: Se o amor se vai – Roberto e Erasmo.

*Dá para sonhar com um mundo melhor: um mundo melhor é sempre possível.

*Como o Sr.vê a idéia de criação do Comitê Semeando: achei excelente. Vocês

estão de parabéns. Vão em frente que tem tudo para dar certo.

*Uma mensagem: a todos que acessarem o blog do Comitê Semeando, que não

percam o entusiasmo e a esperança de que podemos construir um

novo mundo.

*Um agradecimento: obrigado pela oportunidade da entrevista realizada!!!







Pe.Francisco, o Comitê Semeando deseja ao senhor toda a felicidade nesta sua nova jornada


. Precisamos de pessoas que tem essa fibra e coragem, que

não pára de lutar pelas causas justas e sociais, fazendo o bem sem olhar a

quem. Vá em frente. Sua semente lançada para a construção do “ Lar São

Cristóvão” será regada com muito carinho. Um abraço fraterno e que DEUS

o ilumine.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

5 de jul. de 2010

PARA  RECORDAR


A memória de um povo é fator peremptório para construção de sua identidade e não seria diferente neste pequeno texto ao qual subscrevo, sendo que, procuro fazer uma pequena abordagem dos sujeitos históricos, surgidos nesta cidade de Itamarati de Minas


Muito comum são lembranças de pessoas ilustres que de certa forma assinalaram seu nome na história deste município. Nomes estes que com justiça  foram usados como denominação de praças, ruas, escolas, etc.. Muito lícito, porque de certa forma é um meio honrado de prestigiar seus esforços empregados outrora, no sentido de dedicação para a construção, crescimento e desenvolvimento do ambiente acima citado.


Mas esta pequena abordagem, segue na direção daqueles (as) que também de forma concreta, são parte deste contexto e se encontram as margens deste processo, dos quais se tornaram inteiramente imêmores. E a grande maioria destes como se nunca tivessem feito parte da história deste município. Muitos, que por aqui residiram, tiveram passagens marcantes: uns pela sua irreverência, no modo de viver, agir; outros pela dedicação ao próximo; outros pelo tempo dedicado aos esportes; e de muitos com outras peculiaridade aqui não citadas, pois não é este o objetivo  e sim destacar que estes também participaram como “protagonistas” ativos no processo de construção da memória cultural deste município.


Penso que, se os mais idosos, ou as escolas  abordassem com mais freqüência estes assuntos, acenderia mais o interesse dos mais jovens pela história do município.Poderiam neste sentido ,adquirir conhecimentos mais profundos sobre suas raízes, das origens culturais que no momento são abraçados no município. Neste aspecto causa preocupação de como serão lembrados os atos que hoje se desdobram no município, ou já estão marcados com o carimbo do esquecimento. Se não fizermos alguma coisa, estaremos fadados, neste sentido, como muitos que aqui passaram e contribuíram para a construção da historia deste município.


Menciono a seguir alguns destes personagens históricos,  que tiveram sua passagem com destaque por esta localidade, ao mesmo tempo tão pouco lembrados:


João Entupido, toureiro que por aqui chegou através de uma tourada e adotou este município como sua terra, casando com dona Biana exemplo de simplicidade, do qual possuía currículo invejável, pois falava o latim perfeitamente, fato este desconhecido por muitos; Sebastião Muquem, com seu inseparável Cenegista; Braz Tupi com seu grito chi-bim-bi; Orlando Carolina, líder comunitário dos caramonos; Mauro Fabiano, Teco Diogo vascaíno apaixonado; e muito recente Omir de Freitas Miranda, desportista nº1 de nossa cidade. Poderia citar outros. Que este espaço  sirva para rememorarmos nossos irmãos , edificando uma identidade,  conhecendo suas histórias.

José Roberto Lemes

Itamarati d e Minas, 05 de julho 2010

28 de jun. de 2010

LAR SÃO CRISTOVÃO

Amigos e amigas.




Tu sabes como começastes a viver e como serás teu fim. Estamos diante de um mistério que ninguém de nos escaparemos.

Pensando nesta realidade, nós um grupo de voluntários de nossa querida Itamarati nos organizamos e criamos uma instituição que se chama LAR SÃO CRISTOVÃO com objetivo de dar dignidade aos nossos idosos e quem sabe a ti que lês este artigo.

Envelhecer todos nós iremos, mas envelhecer com arte e dignidade é o que precisamos fazer e dar aos nossos queridos idosos.

Nossa Instituição tem Estatuto, conta bancaria no Banco Bradesco, Cataguases - Agencia – 0511 - Conta número- 1002544\3 – Nosso objetivo não é financeiro, mas sim cristão e solidário.

Iremos precisar de tudo para iniciar a construção deste lar e quem sabe até da tua solidariedade. Quem sabe tu poderias colaborar conosco economicamente todo mês dando um pouco de tua generosidade para a nossa futura residência. O que te falas teu coração.

O local da construção do Lar é no Bairro Ventos da Colina. Vejas as fotos postadas e medites no futuro e decidas.

Estamos fazendo um sorteio de um carro FIAT UNO, OKM que será sorteado no dia da Festa de São Cristovão. Oito de Agosto. O valor do bilhete é de 150,00. Faças a tua adesão.



Pe. Francisco Rodrigues da Silva.


"Sermos bons com os outros e com nós próprios, ajudá-los a viver, ajudarmo-nos a viver, eis a verdadeira caridade."
Poema à Ecologia


"Olho a natureza e vejo como é lindo o que Deus criou! Rios, cachoeiras, árvores que formam o verde natural. Nas lindas manhãs, as gotas de orvalho vejo a gotejar! O vento soprando, pássaros cantando um lindo entoar! Olho para o céu e vejo as estrelas na imensidão! A chuva que cai vem molhar a terra, fecundar o chão! O sol que aquece quando amanhece, lindo é seu clarão! Quando anoitece, a lua ilumina a escuridão! Ó Deus poderoso, até no silêncio posso Te sentir! No ar que respiro no meu caminhar, sinto os passos Teus a sorrir! Nas flores do campo, no ar e nos montes, vejo Tua mão! Toda a natureza mostra com certeza que és nosso Patrão!"

26 de jun. de 2010

1ª FASE DA CAMPANHA DO AGASALHO

Dia 26 de junho, o Comitê entregou parte dos agasalhos arrecadados pela 1ª Campanha, a algumas famílias selecionadas por alguns integrantes do Comitê e pela Assistência Social.
A alegria de cada um pode ser constatada nas fotos abaixo.



Junte-se a nós. Faça a sua parte!

25 de jun. de 2010


Se você é capaz de tremer de
indignação a cada vez que se
comete uma injustiça no mundo,
então somos companheiros.

Che Guevara


Minha lista de blogs