PEDRA BRANCA

PEDRA BRANCA

Quem sou eu:

Minha foto
Itamarati de Minas, Zona da Mata / Minas Gerais, Brazil
O Comitê Semeando foi criado para poder acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Neste sentido um grupo de pessoas desta pequena cidade cravada nas montanhas de Minas Gerais resolveu criar o Comitê Semeando, ideias e ideais. Não nos interessa saber qual será o produto final, mas temos plena convicção que alguma coisa será aproveitada. Porque Comitê ? Pela praticidade e simplicidade de seu processo de funcionamento. Não exige um Presidente nem um Estatuto. É livre e aberto às boas ideias.

2 de set. de 2011

104 ANOS DE VIDA

Centenária itamaratiense

No dia 19 de agosto de 2011, o Comitê Semeando esteve na Chácara Bonsucesso, onde mora D.Cecília Rodrigues Ferraz, esta senhora que atravessou 1 século de vida. A experiência, a sabedoria, a simplicidade, são alguns dos adjetivos empregados a esta pessoa que merece toda nossa atenção, carinho e respeito. Imagine você com 104 anos de vida? Estar com ela nesta tarde foi motivo de muito orgulho e aprendizado para nós do Comitê.

A primeira coisa que nos chamou atenção foi à vaidade da D.Cecília. Quando chegamos, estava acabando de pintar os cabelos para nos receber.

Fizemos com ela um túnel do tempo, relembrando estórias e casos interessantes. Falou de política, pois é sua página principal no Jornal que lê diariamente. Lembraram de velhos amigos, como os senhores Vico, Astolpho Tavares, Capitão Lacerda, João Almada, Juvenil Vieira e D.Pipina. Relembrou o passado com seu esposo Sr.Agenor Ferraz. Do seu casamento em 25 de abril de 1925, ela com 18 anos de idade e ele com 24. Como em Cataguases não havia fotógrafo, buscaram um em Ubá.

Falou das dificuldades de antigamente. Mas falou também das coisas boas que aconteciam como os bailes, pois gostava muito de dançar. De que mais gosta: frutas, coca-cola, cerveja, passear de carro para ler as placas, ir ao restaurante, de peixe frito. Não gosta de arroz. Gosta muito de todos os netos.

Sua maior dificuldade é não estar ouvindo 100%, mas encontra-se 100% lúcida.

D.Cecília, o Comitê Semeando presta-lhe esta pequena homenagem, esperando que esta energia seja semeada para cada um de nós. Que DEUS a ilumine hoje e sempre!










Carlinhos, Almada, Galba Filho, D.Cécila



13 de ago. de 2011

PROJETO NOSSA ENERGIA

O Projeto nossa Energia, desenvolvido pela ENERGISA, trouxe para Itamarati de Minas, no dia 13/08/2011, uma série de atividades educativas no sentido de sensibilizar a população para o gasto racional da energia elétrica. O evento aconteceu na Praça Astolfo Tavares, das 14 às 18horas. Quem levou sua última conta de energia inscrita no benefício da tarifa social e 6 lâmpadas incandescentes usadas, pôde trocar por 6 lâmpadas fluorescentes, que são bem mais econômicas.
A tarifa social é um benefício para inscritos em Programas Sociais do Governo Federal como o Bolsa Família. Se você é inscrito  e ainda não recebe o desconto, que pode chegar a 65% na sua conta de energia, ligue para a ENERGISA gratuitamente : 116 ou 0800-032-0196  para cadastrar seu NIS (Nº de Inscrição Social) ou seu BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Energisa - luz , imaginação, realização.
Equipe da Energisa trocando as lâmpadas fluorescentes.
Sorteios de prêmios e brincadeiras animaram o evento.
Apresentação de teatro do Grupo Pêra.
Grupo Pêra apresentando uma peça de conscientização pelo uso racional de energia elétrica.
!ª apresentação da Ana Carolina Zanela - parabéns!
Show com Ítalo Deviery - muita música e diversão.

Veja mais fotos do evento no orkut: Comitê Semeando

26ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA E 18ª FESTA DO CAVALO DE ITAMARATI DE MINAS

PROGRAMAÇÃO DA FESTA
DIA 17/08 - 4ª Feira: 
17:00 h - Chegada dos animais
19:30 h - Esgota dos animais
22:00 h - Show com "Cimar e Lucimauro"
Dia 18/08 - 5ª Feira:
8:00 h - 1ª ordenha
20:00 h - 2ª ordenha
21:00 h - Abertura Oficial
22:00 h - Show com a "Banda Akikalo"
Dia 19/08 - 6ª Ferira:
8:00 h - 3ª ordenha
20:00 h - 4ª ordenha
23:00 h - Show com "Raça Negra"
01:00 h - Show com a "Banda Quebrae"
03:00 h - Show com "Dj Morango"
Dia 20/08 - Sábado:
8:00 h - 5ª ordenha
20:00 h - 6ª ordenha
23:00 h - Show com "Alan e Alisson"
01:00 h - Show com "Banda Mania de Axé"
Dia 21/08 - Domingo:
11:00 h - Festa do Cavalo
19:00 h - Show com "Banda Exigeotom"



8 de ago. de 2011

53ª FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO

     Aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de agosto a 53ª Festa de São Cristóvão em Itamarati de Minas. Nestes 03 dias de festas e orações em louvor a São Cristóvão, uma figura que ajudou a sua comunidade com AÇÕES . Pela sua força, atravessava as crianças e idosos em tempos de cheias.         Porém um dia, ao atravessar uma criança, sentiu o seu peso, mais parecido com o peso do mundo. Não sabia ele que estava atravessado o menino Jesus.
Conduzida e organizada pelo Padre Plínio e pelo Presidente da Festa, Washington Ferraz, além de todo apoio de uma equipe brilhante, não faltaram atrações. Estes 53 anos de festas em louvor a São Cristóvão também são marcados pelos encontros com os nossos conterrâneos, pessoas de cidades vizinhas , dentre outros turistas.




Missa Campal na Praça Astolfo da Silva Tavares

Dança do Grupo Viva Bem - Nóis trupica mas num cai !




Charreata com as crianças representando os Santos
Show com Daniel Moneratt

Barraca de Doces

Desfile do Grupo Viva Bem. Na foto, Dagmar Romanhol, Rainha de 2010 passando a faixa  para a Rainha 2011, Glória Alves.

Tradicional leilão de bezerros, aves e suínos. Na foto o leiloeiro Mário Romanhol.

O povão caiu no forró do Cimar.

Presença de conterrâneos.

Teve também: Almoço , Bingo , Show com Revelação do Forró, Carreata de veículos e motos, Show de Fogos de Artifício, Pescaria, Pula-Pula, Coelhinho, Barracas de bebidas, pastel e caldos, Desfile de Modas pelas Crianças.
Sucesso total!

Veja mais de 200 fotos no orkut: Comitê Semeando


1 de ago. de 2011

REABERTURA DO ESTÁDIO "JUPIRACY MARTINS DE FREITAS"

   O Sr.Jupiracy Martins de Freitas, primeiro Prefeito de Itamarati de Minas conseguiu com o Sr.Oscar Rodrigues de Souza a doação de 9.600m2 para a construção do campo do Tupi Futebol Clube, entidade recreativa e esportiva, criada em 1927 e legalizada em 1964, sendo seu primeiro Presidente o Sr.Luiz Vieira. De lá para cá muita coisa aconteceu. Vários torneios e campeonatos, jogos amistosos e muita tarde de futebol. Muitas histórias para se contar. Personagens marcantes como o Mirim e o Sanclaer passaram por lá e deram os seus sangue para o funcionamento do Estádio.

   Aconteceram acidentes causados pela natureza mas também pela ação do homem. O último, no ano de 2006, inviabilizou a utilização do campo. A Diretoria ficou a ver navios. Em novembro de 2010, criou o Quadro de Contribuintes, cujo objetivo era a recuperação do campo, que priorizou as seguintes ações:

* Retirada de 100 caminhões de terra do campo;
* Terraplanagem do piso;
* Arrancação e replantio de 30 caminhões de grama;
* Aprumação dos postes;
* Limpeza de todo o terreno;
* Pintura nos muros;
* Poda da Grama;
* Reforma dos vestiários;
* Construção de valeta para captação de águas da chuva;
* Levantamento topográfico de todo terreno:
* Estudos preliminares de engenharia.

   Este é o levantamento feito pelo Presidente em exercício, Antônio Moisés Rodrigues - o Toninho da Lucinha. A proposta seguinte é criar o Quadro de Sócios.

   Em 31 de julho deste ano, o campo finalmente foi reaberto. Um sonho para todos aqueles que acreditam na força dos esportes como agente de transformação social. Foram realizados 6 jogos, atingindo um público de crianças, jovens, adultos e veteranos.

"Aos que contribuiram direta e indiretamente para a realização desta etapa, o nosso muito obrigado", são as palavras do Presidente.

Veja abaixo os jogos e seus resultados:

                                                        Escolinha de Futebol Sub 11
                                                         Itamarati  0  x  2  Operário
                                                       

Escolinha de Futebol Sub 13
Itamarati  4  x  1  Operário

Escolinha de Futebol Sub 15
Itamarati  3  x  4  Operário

Master
Itamarati  0  x  2  Piacatuba


Preliminar - Sub 17
Itamarati  1  x  1  Fortaleza



Jogo de encerramento:
Votorantim Metais   0  x  5   VP Transportes

13 de jul. de 2011

1º PASSEIO CICLOTURÍSTICO DE ITAMARATI DE MINAS

"Venha conhecer as belezas da região rural de Itamarati de Minas".

Dia : 31 de julho de 2011
Concentração: 7:30 h
Saída da Praça Padre Paulo Fadda : 8:00 h
Percurso: Estrada da Fazendinha até a Cantina na Usina Maurício, com retorno.


Sorteio de brindes ao término do passeio.
Realização: Setor de Esportes da Prefeitura de Itamarati de Minas.



1 de jul. de 2011

ARRAIÁ DA RENASCER

A Escola de Samba Renascer promoveu dia 04 de junho sua primeira Festa Junina. Foi o Arraiá da Renascer. A preparação do evento aconteceu 2 meses antes, um dos motivos para o sucesso da festa, pois foi possível fazer um bom planejamento. A arrecadação de prendas foi surpreendente. Foi além das expectativas. Além da participação do comércio local, pessoas da comunidade, pudemos contar com o apoio de amigos de Cataguases. A participação dos membros da Diretoria da Escola de Samba e integrantes, membros do Comitê Semeando, Prefeitura de Itamarati de Minas, Projeto Evoluir foi fundamental para a realização do evento.
Diversas atrações aconteceram: bingo, teatro, barracas típicas, pula pula, quadrilha da 3ª idade, quadrilha de conterrâneos,animadas pelo sanfoneiro Marambaia (Descoberto) , uma canja mais que especial com o cantor Daniel , mesclando Zé Ramalho, Almir Satter, Sérgio Reis, dentre outros, encerrando com o show de Lu Medeiros. Valeu demais a organização, o reencontro dos parceiros, a alegria das quadrilhas.
Ano que vem tem mais! 

A animação da quadrilha
Teatro apresentado pelo Grupo Pera
Equipe da cozinha
Cumpades Álen e Carlinhos e as cumades Jacely e Raquel
Os organizadores Gaúcho, Carlinhos e Élson Almada
A canja especial do cantor Daniel 
                                           Mais fotos no orkut : comitesemeando@hotmail.com

Minha lista de blogs