PEDRA BRANCA

PEDRA BRANCA

Quem sou eu:

Minha foto
Itamarati de Minas, Zona da Mata / Minas Gerais, Brazil
O Comitê Semeando foi criado para poder acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Neste sentido um grupo de pessoas desta pequena cidade cravada nas montanhas de Minas Gerais resolveu criar o Comitê Semeando, ideias e ideais. Não nos interessa saber qual será o produto final, mas temos plena convicção que alguma coisa será aproveitada. Porque Comitê ? Pela praticidade e simplicidade de seu processo de funcionamento. Não exige um Presidente nem um Estatuto. É livre e aberto às boas ideias.

19 de jun. de 2011

Nosso pé de ipê roxo

                                      Relato abaixo uma estória sobre este belo pé de ipê roxo.
Tive a felicidade no ano de 1987, quando ainda estudava na Universidade de Viçosa, de colher algumas sementes de ipê que sobressaia, quando florecia, em contraste com o verde da mata que o circulava. Me chamava a atenção o contraste e o brilho de suas flores.
Replantei aquelas sementes com cuidado, mas apenas uma vingou. Com seus 20 cm de comprimento, resolvi trazer aqui para Itamarati e num canto o deixei para que pudesse desenvolver um pouco mais até ser replantado.
O Tio Sanclaer, vendo aquela muda, me pediu para ajudá-lo a replantar. Não resisti e lá fomos nós, cuidando, aguando e adubando. Os tempos se passaram, adquiriu a fase adulta e até hoje nos oferece estas belas imagens. Não há quem passe pela esquina da Avenida Coronel Araújo Porto com a Travessa Godofredo Silva que não a observe .
Que outros ipês possam ser replantados, pelo menos um em cada rua, para nos oferecer belas e boas imagens.
                                                                                                                      Ass. Carlos Romanhol
                                             Mais fotos no orkut: comitesemeando@hotmail.com

12 de jun. de 2011

ECOS DA MATA

O Programa Ecos da Mata, lançado dia 03 de junho através do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável ,  idealizado pelo Grupo Votorantim Metais em 9 cidades ( Cataguases, Itamarati de Minas, Descoberto, Fervedouro, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre), tem o intuito de promover o desenvolvimento sustentável em suas áreas de influência.
O Programa Ecos da Mata é fruto de um diagnóstico sócio-econômico realizado em 2010 pela ONG GAIA- Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem.
A partir dessa análise, foram estabelecidas frentes de trabalho de curto e longo prazo, dentre elas:
Capacitação de Gestores Públicos - Cultura de Cooperação na Cadeia de Transportes - Turismo Rural e Ecológico Comunitário.
O curso de Capacitação de Gestores Públicos iniciou dias 9 e 10 de junho , na Câmara de Vereadores, onde  estão sendo capacitados gestores de Itamarati de Minas e Descoberto. O curso termina nos dias 29 e 30 de junho.

11 de jun. de 2011

FESTIVAL DE VIOLA E GASTRONOMIA DE PIACATUBA 2011

A 9ª edição do Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba vai acontecer entre os dias 27 e 31 de julho. Este ano as atrações principais ficarão por conta do cantor sertanejo Sérgio Reis, ícone da música dos grotões dos sertões, dia 27 e Vital Farias, parceiro de Elomar, Xangai e Geraldo Azevedo dia 28. Dia 29 inicia o Festival de Viola Regional. Dia 30 o Festival de Viola Nacional , encerrando dia 31 com atividades diversas para o público infantil. Outras atrações musicais: José Olavo(27), Viola Urbana(28), Lucas Reis e Thácio Cândido, além de Bilora(29), Carlos Malta e André Siqueira, além de Renato Caetano dia 30.
Mais informações: www.festivaldepiacatuba.com.br
Não dá pra perder!
                                           Vital Farias, uma das atrações do festival
                                  Sérgio Reis,um dos maiores nomes da música sertaneja

13 de mai. de 2011

TELA VIVA NA SEMANA DO TRABALHADOR

A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVEU A SEMANA DO TRABALHADOR COM PALESTRAS, ATENDIMENTOS SÓCIO-EDUCATIVOS,ENTREVISTAS E APRESENTAÇÃO DO PROJETO TELA VIVA COM 3 FILMES, ALÉM DA  APRESENTAÇÃO DO GRUPO PERA , "ME ENCOSTA" , NA PRAÇA ASTOLFO TAVARES - ITAMARATI DE MINAS.
OS 3 FILMES FORAM: "JOSUÉ E O PÉ DE MACAXEIRA" - "A MENINA ESPANTALHO" - E "MORTE E VIDA SEM VER ÁGUA". NO FIM DAS APRESENTAÇÕES FORAM SORTEADOS PRÊMIOS PARA OS ESPECTADORES.

Mais fotos no orkut comitesemeando@hotmail.com

12 de mai. de 2011

DIA DO TRABALHADOR É COMEMORADO COM MINEIRO-PAU

O DIA DO TRABALHADOR FOI COMEMORADO NO RECANTO DO ROLDÃO COM UMA TARDE  DE EVENTOS QUE, ALÉM DE MOSTRAR UM SHOW, RESGATOU  UMA TRADIÇÃO CENTENÁRIA QUE É A DANÇA DO MINEIRO-PAU.
O MINEIRO-PAU É UMA FESTA DE CORES, COREOGRAFIAS, DUELOS E POESIA. É REALIZADO NA MAIORIA DAS VEZES POR HOMENS. ESTES EMPUNHAM SEUS BASTÕES E DESAFIAM SEUS COMPANHEIROS.
UM BATE DE CÁ, OUTRO BATE DE LÁ. RODAM, DANÇAM, SEMPRE ENCOSTANDO BASTÃO COM BASTÃO. A DANÇA É SEMPRE ACOMPANHADA POR UM BATUQUE DE BANDEIRO, SANFONA, CAIXA, CHUCALHO E PALMAS.

AS APRESENTAÇÕES OCORREM EM DATAS VARIADAS, PODENDO SER EM FESTAS QUE COMEMORAM A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA OU ATÉ MESMO NO CARNAVAL.

Mais fotos podem ser vistas no orkut: comitesemeando@hotmail.com

9 de mai. de 2011

FESTA JUNINA - ARRAIÁ DA RENASCER

DIA 04 DE JUNHO VAI ACONTECER O 1º ARRAIÁ DA ESCOLA DE SAMBA RENASCER , PROMOVIDO EM PARCERIA COM O COMITÊ SEMEANDO. COMO MANDA A TRADIÇÃO, VAI TER QUADRILHAS, DANÇAS, TEATRO, BARRACAS TÍPICAS, QUENTÃO, FOGUEIRA, BATATA-DOCE , BINGO , UM GOSTOSO FORRÓ E MUITO MAIS.
VALE A PENA CONFERIR. A PARTIR DAS 18:00 HORAS NA PRAÇA ASTOLFO TAVARES.
OCÊ E TODO MUNDO TÁ CONVIDADO.

18 de abr. de 2011

100 ANOS DA COLÔNIA AGRÍCOLA 'MAJOR VIEIRA" - MEMÓRIA DA IMIGRAÇÃO

Neste mês de abril a Colônia Agrícola "Major Vieira" comemora os seus 100 anos de imigração . Conhecida também por "Estado", pois as terras eram do Governo do Estado de Minas Gerais. Sua área era composta pela Fazenda Boa Vista e pela Fazenda Floresta, num total de aproximadamente 300 alqueires. Hoje a Colônia está dividida em pequenos lotes, a Igreja de São João Batista e pela Escola Municipal "Getúlio Vargas", sendo a mais antiga da região, com 95 anos de existência.
A Colônia recebeu um grande número de imigrantes italianos e também brasileiros. Veja abaixo os primeiros moradores :


Imigrantes italianos: Adolfo Romagnoli ( Romanhol) - Ernesto Sanguin - Nicolau Caler Peres (espanhol) - Sante Eugênio Picollo - Giusepe Zardi - Ângelo Zulato - Alberto Nicolau Wenzel - Francesco Meschitta - Alfredo Guazzi - João e Maria Ravaglia - Ricardo Zanella - Andrea Ravaglia - Caetano Bedendo - Pascoal Pussente - Carlo Venturini - Antônio Fiorio - Giusepe Venturelli - Giacinto Carli - Marco Leasi - Vitorio Bianchi - Alexandre Pussenti - João Colleta - Pascoal Zanella - Pedro Causin - Sante Paulo Fulli - Sante Bianchi - Pietro Beghine - João Corne (austríaco) - Vicente Zan - Eugênio Regazzi - Virgílio Frascarolli - Vicente Romagnoli - Giusepe (João) Romagnoli - Eugênio Bertulli (Bertoldo) - Emílio Bianchi - Ângelo Colleta - Antônio, Demétrio e Roberto Zanella - Augusto Cavallari - Pietro Comello - Apolônio Ribeiro dos Santos.



 A colonização italiana foi marcante e importante para o desenvolvimento da região
                  

Os primeiros brasileiros: José de Melo Franco - José Ferreira da Cunha - Antônio de Oliveira Jacinto - Antônio Pires Gonçalves - Vitorino Paes de Mattos - Bento Zeferino de Mello - Francisco Inácio de Mello - Eduardo Dutra de Moraes - Maria Perpétua Lage Passos - Américo José Alves - João José Amaro - Agenor Batista de Andrade - Francisco Eduardo da Silveira - Astolfo de Oliveira Rocha - Carlos Oliveira Rocha - Geminiano Felipe de Mendonça - José Ribeiro dos Santos - Flausino Simões da Silva - Nestor Pinheiro de Souza - Joaquim Romano de Souza - Sebastião Alves Margato.

Fonte: Jornal ATUAL - Ano IV - nº 65

Minha lista de blogs