PEDRA BRANCA

PEDRA BRANCA

Quem sou eu:

Minha foto
Itamarati de Minas, Zona da Mata / Minas Gerais, Brazil
O Comitê Semeando foi criado para poder acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Neste sentido um grupo de pessoas desta pequena cidade cravada nas montanhas de Minas Gerais resolveu criar o Comitê Semeando, ideias e ideais. Não nos interessa saber qual será o produto final, mas temos plena convicção que alguma coisa será aproveitada. Porque Comitê ? Pela praticidade e simplicidade de seu processo de funcionamento. Não exige um Presidente nem um Estatuto. É livre e aberto às boas ideias.

13 de mai. de 2013

História do Município de Itamarati de Minas-MG

    Visão parcial da cidade de Itamarati de Minas. 


História do Município de Itamarati de Minas - MG

por Maria Fernanda Beghini
07/05/2008
Itamarati de Minas da emancipação aos dias atuais Em 16 de Agosto os senhores Joaquim Gomes de Araújo Porto, Francisco de Paula Ladeira e Manoel Luís Pereira opinaram pela função do arraial em terrenos próximos ao Engenho Central Bonsucesso pelos seguintes motivos: quando foi solicitado o pedido ao Governo do Estado de Minas Gerais, o local indicado foi este; havia mais espaço para as edificações; as condições higiênicas eram melhores e havia proximidade do Córrego Bonsucesso e o Ribeirão dos Pires.
Não aceitaram o parecer dos senhores Francisco Soares Henriques Vieira E Joaquim Gonçalves Barroso Sobrinho que optaram pelos terrenos próximos às margens do Rio Novo, pelos seguintes motivos: quando o Rio Novo enchia, represava o Ribeirão dos Pires, alagando as várzeas até as proximidades da casa do Tenente João Antônio de Araújo Porto, transformando-as em verdadeiros brejos; porque não havia nascentes de água para o uso dos moradores. O Conselho Distrital aceitou o parecer do primeiro grupo, sendo aprovado pela Câmara Municipal de Cataguases, em outubro de 1892. A aprovação exaltou os ânimos do segundo grupo, onde os senhores José Vieira de Gusmão e Joaquim Gonçalves Barroso Júnior ofereceram gratuitamente ao Conselho, terrenos próximos à ponte do Rio Novo (Fazendo os Vieiras), de um e do outro lado do rio, para criar ali a sede do povoado. Outros cidadãos ofereceram grandes quantias em dinheiro ao conselho para que a sede do povoado fosse ali, condição esta que o Conselho não aceitou por considerar prejudicial ao desenvolvimento e interesse da maioria. Em Janeiro de 1893 os concessionários comunicaram ao Agente Executivo Municipal que já haviam iniciado os trabalhos e se achavam habilitados a levar o capital necessário para a construção da estrada de ferro e fundação de um núcleo agrícola. As tentativas frustraram-se e os usados empreendedores, que tiveram grandes prejuízos, chegaram a utilizar uma lancha a vapor que só sobrou nas primeiras viagens. Escolhido o local, a Câmara aprovou através da Lei n° 8 de 17 de Janeiro de 1893,a pedido de desapropriação, por utilidade pública, os terrenos necessários as edificações. O Distrito, então, desenvolveu-se ao redor da Fazenda Bonsucesso, cuja sede era uma máquina de beneficiar café, em propriedade pertencente ao senhor Elcio Ferreira de Amorim. A chaminé que lá se encontra pode ser considerada um marco, a pedra fundamental que representa o nascimento do Município. De lá pra cá muita coisa mudou. A Fazenda Bonsucesso que tinha uma essência tipicamente agrícola, começou a se desagregar com a divisão e venda das terras e com as construções que por ali foram erguidas. A desapropriação foi amigável, evitando assim ações judiciais, lembrava o senhor José Paulino de Araújo Porto. Os proprietários das terras eram Adriano Vieira da Silva, Henrique & Geminiano, Tenente João Antônio de Araújo Porto, João Dornellas Coimbra, Luiz Alves do Bem. As escrituras foram passadas pelo Escrivão de Paz, Manoel Innocêncio de ler o local do cemitério, necessidade urgente, visto que os mortos eram transferidos para Descoberto, Porto de Santo Antônio e Piedade. Faziam parte dessa comissão os senhores Francisco Martins de Mello, João Henriques da Costa Ramos, João Theodorico de Araújo Porto, Francisco de Paula Gil e João Rodrigues Gomes. As necessidades eram muitas, visto que o arraial estava em fase de implantação. Procuravam atender as mais urgentes. Necessitava de delimitar as ruas. Na rua principal, chamada Rua do Comércio, construiu-se uma ponte de madeira sobre o Ribeirão dos Pires pelo engenheiro Joaquim Henriques da Matta. O primeiro escriturário do Conselho foi o senhor Manoel Innocêncio de Andrade, nomeado em 8 de Agosto de 1893, substituído em 8 de Outubro de 1897 por Astolpho da Silva Tavares, que serviu até Janeiro de 1902, quando foram reunidos em um só, e cometidos a um só funcionário, João Andrade, os cargos de escriturário, fiscal e fiel do depósito público. Em Agosto de 1894 optaram pela construção de um prédio público, uma edificação de dois andares no Largo (atual Praça Astolfo da Silva Tavares), esquina da Rua do Comércio. Em 5 de Janeiro de 1895 empossou-se o seguinte conselho: Presidente- Francisco Soares Henriques Vieira; Conselheiros- João Theodorico de Araújo Porto, José Valentim Vieira, Antônio Dias Barbosa e Laurindo Rodrigues Martins. Itamarati de Minas da emancipação aos dias atuais O Distrito foi progredindo, tornando-se inviável permanecer vinculado ao Município de Cataguases, pois Itamarati independente teria mais condições de progresso, buscando melhores perspectivas. Essas idéias, no início, não eram aceitas pela classe dominante. Somente em meados de 1962 os movimentos em prol da emancipação foram iniciados, tendo apoio de diversos fazendeiros. Em 30 de dezembro de 1962 ocorreu a emancipação do Distrito de Itamarati (de acordo com a Lei nº 2.764), que fez parte do Município de Cataguases de 1891 até 1962. Quando o Município foi emancipado deu-se a nomeação do intendente para que fosse feita a organização burocrática na cidade, esclarecendo e capacitando a população a participar da 1ª Eleição Direta para Prefeito, Vice-Prefeito e vereadores. A instalação do Município aconteceu no dia 1º de março de 1963, tendo como Intendente o Dr. Cirênio Rodrigues Gomes, Secretário Galba Rodrigues Ferraz e Tesoureiro Alonso Rodrigues Gomes. O Dr. Cirênio Rodrigues Gomes nasceu em Itamarati e, adolescente, mudou-se para Cataguases. Posteriormente trabalhou no IBGE. Retornando a Itamarati foi indicado para ser intendente por ser dinâmico, honesto e trabalhador. Galba Rodrigues Ferraz nasceu em Itamaraty no dia 4 de julho de 1926. Contribuiu deveras com o movimento para a emancipação do Distrito. Utilizou-se do secretariado para implantar a Escola da Comunidade Almirante Saldanha da Gama, primeiro ginasial (5ª a 8ª série) existente no Município no ano de 1963. Durante o período da intendência ocorreram também aberturas de ruas, ampliação do cemitério, início das obras para o campo do Tupi F.C, início das obras da Igreja de São Cristóvão, o que permitiu um desenvolvimento grandioso, já que o Município se encontrava há pouco independente de Cataguases. As ruas eram abertas utilizando as terras pertencentes ao governo em mãos de alguns moradores e fazendeiros. Isso às vezes acarretavam conflitos, pois os posseiros não tinham interesse nenhum em entregar as terras, considerando seus verdadeiros donos. O marco do desenvolvimento cultural e social de Itamarati foi o Ginásio Almirante Saldanha da Gama. Esse ginásio funcionou no prédio do Grupo Escolar Pedro Furtado durante uns três anos, vindo instalar-se na sede própria após esse período. A comissão para criação desta escola era composta do Galba Rodrigues Ferraz - Presidente, José Mota de Carvalho - Vice-Presidente, Lídio Miranda - Tesoureiro, Sebastião Luiz Pereira - Secretário, Dralvo Henriques de Araújo - 1º Diretor. A instalação deste ginásio em sede própria só foi possível graças ao empenho de Galba, que contou com a colaboração do fazendeiro Oscar Rodrigues Souza, com doação de materiais e permitiu a tomada das terras do governo que estavam sobre sua guarda, através de posse pacífica. Outro colaborador foi o senhor Ormeo Junqueira Botelho que, durante este período (construção da usina hidrelétrica), autorizava seus funcionários para que, quando retornassem para Cataguases, deixassem para as obras da escola sobras de materiais, como tijolos, cimento e madeiras. No princípio a escola foi denominada Ginásio Comercial, e posteriormente passou a ser nomeada Ginásio Almirante Saldanha da Gama, pois este fazia várias doações de materiais escolares facilitando assim o desenvolvimento das suas atividades. A duração da intendência foi de seis meses, ocorrendo a primeira eleição no mesmo ano. Para concorrer às eleições foi estabelecida uma chapa única, composta pelos seguintes membros: Jupiracy Martins de Freitas - Prefeito, Álvaro da Silva Tavares - Vice-Prefeito. Composição da Câmara Municipal (23/08/1963 a 30/01/1967): Anésio Ladeira, Bertolano de Assis Marinho, Clodomiro Herbert Duarte, Francisco Luiz da Silva, João Baptista Rodrigues Gomes, José Zanela, Jovercino Calixto Pires, Mário de Souza Pinto e Vitorino Gonçalves da Silva. Prefeito eleito Jupiracy Martins de Freitas dedicou-se inteiramente ao Município, acompanhando de perto os trabalhos que tinham sido iniciados. Assim que terminou a aberturas das ruas, ordenou a uma equipe de funcionários para que fizesse o serviço de cadastramento de toda a cidade, o que lhe foi entregue em poucos dias. Ao findar o seu mandato, Jupiracy estava satisfeito por ter sido útil à sua comunidade.
Os fazendeiros tiveram a oportunidade através do ginásio em oferecer uma educação mais ampla para seus filhos. Em 1967 formou-se a primeira turma do ginasial. Foi feita uma festa para a entrega dos diplomas, causando grande mobilização comunitária. Com a chegada do progresso a atividade agrícola passou a constituir a base da economia de Itamarati de Minas. Destaca-se também a agropecuária. Esta atividade tem sido dinamizada a partir da retomada do café e da modernização da pecuária leiteira. Entretanto, a dinamização do setor tem sido dificultada pela falta de mão-de-obra. No ano de 1970 o Município inaugurou sua primeira área de lazer, a Praça Astolfo Tavares. Neste mesmo ano ocorreu o calçamento da Avenida Coronel Araújo Porto, que ganhou luminárias a mercúrio, construção do primeiro Centro de Saúde e da Escola Municipal Vindilino Vaz, na Serra dos Caramonos. Em 1972 houve aberturas nas estradas vicinais possibilitando melhores condições de meios de transportes para as lavouras, a fim de que atendessem favoravelmente às necessidades do Município. Dentre elas, a construção da ponte que liga Itamarati de Minas a Serra dos Caramonos. Desde 1973 era solicitada ao governo estadual a resolução do problema da estrada que liga Itamarati de Minas a Cataguases (asfalto). Para alegria e diversão da garotada e sossego das mães, foi instalado um parque recreativo no Município, tendo como zelador o senhor José Lemes, também responsável pela manutenção da Praça Astolfo Tavares. No aspecto cultural foi instalada a Biblioteca Municipal, que muito colaborou para as pesquisas escolares, leituras literárias e informações diversas. Em 1977 foi dada a primeira reunião aberta de Alcoólicos Anônimos em Itamarati de Minas, dando ênfase aos esclarecimentos do que é e como funciona a irmandade para implantação desta entidade neste Município.

29 de jul. de 2012

ESPORTES NO "BATE PAPO COM OS AMIGOS"

Neste 29 de julho de 2012, esteve presente no Programa de Rádio "Bate Papo com os Amigos", nosso amigo Marlúcio Elias Pereira, conhecido como Lúcio, grande idealizador de vários projetos esportivos desenvolvidos no município de Itamarati de Minas, a partir de 1997.
Durante a apresentação do Programa, o consenso foi único: a necessidade urgente de organizar o Setor de Esportes do município, que se encontra diluído, sem apoio e sem direção.
Lúcio é um colaborador da área de esportes, que merece ser ouvido, dando suas opiniões que, sem dúvida, ajudarão no direcionamento de outra política públicas para este setor tão importante.
O Programa deu um pontapé importante no sentido de abrir o processo de discussão, que deverá ser estendido  amplamente com aqueles que lutam pela manutenção e desenvolvimento dos esportes, sendo importante destacar a necessidade de organização, planejamento e políticas públicas direcionadas para o setor.
Participaram do "Bate Papo" os companheiros José Roldão, Carlinhos Romanhol, Lúcio e Fábio Écker.

15 de jul. de 2012

ALCÓOLICOS ANÔNIMOS VOLTA A SER DEBATIDO

Neste domingo 15 de julho de 2012, o Programa "Bate Papo com os Amigos" estendeu sua programação, dando continuidade ao Programa do dia 08/07/2012. Mais uma vez a presença do Sr.Lima contribuiu para levar ainda mais, informações sobre os Alcóolicos Anônimos de Itamarati de Minas. A mesa formada pelos companheiros Fábio Écker, Carlinhos Romanhol , Denize(apoio) e José Roldão, permitiu que o Sr.Lima ficasse à vontade para esclarecer os vários pontos do programa.
A presença do AA em nosso município tem oferecido àqueles que querem parar de beber, uma oportunidade única, dando-lhes força para acura desta doença que é o alcoolismo.
Durante o Programa, foram comentados os 12 passos às quais somente você pode responder.
(      ) SIM        (      )NÃO
Respondendo SIM quatro vezes ou mais, é provável que você tenha problemas sérios ou poderá tê-los no futuro.
Faça o teste:
1-Já tentou parar de beber por 1 semana, sem conseguir atingir seu objetivo?
2-Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber?
3-Já tentou controlar sua tendência de beber demais, trocando uma bebida alcóolica por outra?
4-Tomou algum trago pela manhã nos últimos 12 meses?
5-Inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas?
6-Seu problema com bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos 12 meses?
7-A bebida já criou problemas no seu lar?
8-Nas reuniões sociais onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras?
9-Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e pára quando quer?
10-Faltou ao serviço, durante os últimos 12 meses, por causa da bebida?
11-Já experimentou alguma vez "apagamento" durante uma bebedeira?
12-Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida, se não bebesse?


    É isso, faça o teste você mesmo!
Sr.Lima: Coordenador dos Alcóolicos Anônimos de Itamarati de Minas: este sabe o que faz!
Contamos sempre com o senhor! Parabéns pelo trabalho realizado. São poucos os que se dispõe para tal! Um forte abraço do Comitê Semeando e do Programa "Bate Papo com os Amigos".

9 de jul. de 2012

PROGRAMA DISCUTE AÇÕES DO AA

Neste domingo dia 08/07/2012, o Programa de Rádio "Bate Papo com os Amigos" recebeu o Coordenador Geral dos Alcoólicos Anônimos de Itamarati de Minas, Sr. José Francisco de Lima, conhecido por todos como Sr.Lima.
Na oportunidade o Sr.Lima falou sobre a história da criação dos Alcoólicos Anônimos no Brasil, a sua chegada em Itamarati de Minas através do nosso amigo Djalma Ferraz na década de 70 e todo trabalho feito até hoje.
A interação dos ouvintes com o Programa levantou o questionamento sobre várias dúvidas, esclarecendo de forma clara e objetiva. Segundo a posição de uma ouvinte, o Programa não foi bom. Foi ótimo!
Parabéns ao Sr. Lima pelo trabalho desenvolvido frente ao AA.
Esperamos poder contar com ele mais vezes !

8 de jul. de 2012

Código de Defesa do Consumidor foi assunto no Programa " Bate Papo com os Amigos"

O nosso Advogado Dr.Rangel Rodrigues Moura esteve no Programa de Rádio "Bate Papo com os Amigos" para esclarecer dúvidas e comentar sobre o Código de Defesa do Consumidor, hoje tão aplicado diante do aumento do consumo pelas classes média e baixa.
Outros assuntos que foram destaques do Programa : Campanha de valorização do Ribeirão dos Pires, Patrimônio Municipal, tombado pela Lei Orgânica Municipal. Merece respeito! Ajuda aí gente! Já estamos observando resultados.
Continua a Campanha dos Cães soltos nas ruas. Ajuda aí também gente!

17 de jun. de 2012

BATE PAPO DE QUALIDADE

Estiveram presentes no Programa "Bate Papo com os Amigos" neste 17 de junho de 2012, o casal Fernando Noronha e Sônia Maria de Oliveira, coordenadores da Pastoral da Família da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Itamarati de Minas e o Advogado Rangel Rodrigues Moura.
Fernando e Soninha falaram sobre a organização pela Pastoral, do Casamento Comunitário que acontecerá em outubro próximo. Divulgou outros nomes de coordenadores que estão à disposição do acontecimento, além de prestar informações sobre os pre-requisitos necessários aos interessados.
O Advogado Rangel falou sobre a realização do Concurso Público realizado neste final de semana, sobre Processos Administrativos se necessários ao servidor público, sobre estabilidade e período para efetivação dos candidatos aprovados neste concurso. Segundo ele, devido ao período eleitoral, as nomeações só serão feitas a partir de janeiro de 2013, se houver necessidade. O concurso passa a ter validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos.
Outro assunto que vem sendo debatido com frequência no Programa é sobre a necessidade urgente de se fazer um trabalho em prol dos cachorros de rua. Cachorros sem donos que estão enchendo as ruas de fezes além de outros incômodos. Não é brincadeira não ! Nos ajude aí !

16 de jun. de 2012

CAMPEONATO REGIONAL

Dia 08 de junho de 2012 o TUPI recebeu o Cruzeiro ( de Sereno) para o 4º jogo do Campeonato Regional, no Estádio Jupiracy Martins de Freitas. Placar final : 2 x 2.
                                                              Equipe do TUPI F.C.


                                                                Equipe do Cruzeiro
No 1º jogo : TUPI  1 x 3 Democrata ( de Santana).
No 2º jogo:  TUPI 1 x 0 Flamengo ( de Cataguases)
No 3º jogo: TUPI 6 x 1 Cruzeiro ( de Sereno)

10 de jun. de 2012

"Bate Papo com os Amigos" no ar !

Neste 10 de junho de 2012 o Programa de rádio "Bate Papo com os Amigos"abordou a questão dos avanços da tecnologia da internet, seus benefícios e malefícios. Da necessidade dos pais se interagirem com seus filhos no uso desta ferramenta . A atenção com os filhos deve ser dobrada, principalmente quando os pais não sabem fazer uso do computador.
Outro assunto comentado foi a preparação para o Campeonato Infantil - faixas etárias de 8 a 10 anos e de 11 a 13 anos de idade, no Recanto Feliz, propriedade de José Roldão. Mereceu destaque a homenagem ao saudoso Mário Romanhol, pelo seu falecimento dia 08/06/2012, com 78 anos de idade.
O Programa destacou também:
10 de Junho: Dia Nacional dos Alcoolicos Anônimos, Dia da Artilharia, Dia da Língua Portuguesa e de Camões, Dia da Raça e Dia dos Pastores.
Jogo pelo Campeonato Regional de Futebol : às 15:00 h  - TUPI x CRUZEIRO (Sereno) - Estádio Jupiracy Martins de Freitas, em Itamarati de Minas.
No momento de protesto, mais uma vez o Programa chamou a atenção para a questão dos cachorros soltos nas ruas, podendo trazer doenças e fezes indesejáveis.

28 de mai. de 2012

SOCIOLOGIA É FOCO NO BATE-PAPO COM OS AMIGOS"



Alto astral é o conceito dado ao Programa do dia 27 de maio de 2012, que contou com a presença de José Roldão, Carlinhos Romanhol , Fábio Écker (Gaúcho), Pe.Francisco Rodrigues e o Professor de Sociologia da Escola Estadual "Isa Morais Freitas", José Roberto Lemes. O bate-papo foi o significado tão simples de Sociologia que nada mais é , que a interação do homem no meio em que vive, sua compreensão e entendimento do bem comum. Quais os diversos ramos da Sociologia: Política, Religiosa, Familiar, Esportiva, dentre tantas outras. Não podemos passar por esta vida apenas de passagem. Temos que entender os diversos meios de sobrevivência neste mundo capitalista e egoísta. Entender que a vida não é só isto. Mas tudo depende de nós. Mudar hábito simples, que muitas vezes trará benefícios para nós e para os outros. Ajudar e contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna. Temos um papel a cumprir, e disto não podemos fugir!

14 de mai. de 2012

Coleta e Tratamento de Esgotos é debatido no Programa "Bate Papo com os Amigos".

O Programa de Rádio "Bate Papo com os Amigos" entrevistou dia 13/05/2012 ,o Gestor do Projeto de Coleta e Tramamento de Esgotos do Município de Itamarati de Minas, Carlinhos Romanhol, que de entrevistador, passou a ser o entrevistado. Representando também o Consórcio Intermunicipal de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Pomba, da qual é Secretário Executivo, Carlinhos explicou todas as etapas deste Projeto, desde a fase de elaboração, seus trâmites , a fase de Licitação e da liberação dos recursos financeiros.
Destacou também que os recursos, no aporte de +/- 1milhão e 800mil reais, é o primeiro e o maior em volume  já liberado para o município de Itamarati de Minas. O projeto está previsto para 8 meses de execução e 11 meses para o Projeto Técnico Social - Programa de Educação Ambiental a ser desenvolvido juntamente com a comunidade. Ressaltou e agradeceu a confiança dada a ele, pelo Prefeito Herivelto Zanela, neste projeto tão importante para toda a população, melhorando a qualidade de vida e acima de tudo, devolvendo a vida , tanto para o Córrego Bonsucesso quanto para o Ribeirão dos Pires.
Participaram do Programa: José Roldão e Fábio Ecker.

6 de mai. de 2012

ESPORTE MUNICIPAL É DEBATIDO NO "BATE PAPO COM OS AMIGOS"

O Diretor de Esportes da Prefeitura de Itamarati de Minas - Adalberto Ferraz Lima esteve dia 06/05/2012 no Programa Bate Papo com os Amigos, que vai ao ar todos os domingos de 11 às 12 horas, juntamente com José Roldão , Carlinhos Romanhol e Fábio Ecker , para discutirem e levar informações aos moradores sobre a situação atual dos Esportes. A falta de uma infraestrutura adequada, a falta de pessoal para desenvolver atividades esportivas, as metas , projetos em andamento foram abordados com muita clareza. Ficou claro a necessidade da população participar e apoiar mais ativamente dos diversos setores que busque a melhoria da qualidade de vida para todos. Projetos que deveriam ser desenvolvidos como tênis de mesa na Praça, xadrez nas Escolas, torneios de baralho com mais frequência, foram sugeridos ao Diretor Adalberto.




3 de mai. de 2012

PROGRAMA "BATE PAPO COM OS AMIGOS" CONVERSA COM SECRETÁRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Dia 29/04 o Bate Papo foi com a Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico de Itamarati de Minas, Elaine Ferraz Rodrigues. Nascida na Comunidade rural de São Lourenço, Elaine vem conquistando seu espaço, por sua capacidade e dedicação.
Num bate papo bem informal, Elaine expôs as atribuições da Secretaria, seus projetos futuros e sua forma de atuação. Abordou temas como os projetos sociais do Governo Federal e Estadual.
Outro assunto bastante comentado foi sobre o Trabalho Técnico Social - um programa de educação ambiental que será desenvolvido junto com a comunidade urbana de Itamarati , paralelo às obras de esgotamento sanitário - coleta e tratamento do esgoto lançado no Córrego Bonsucesso e no Ribeirão dos Pires.
O programa contou também com a participação de José Roldão, Carlinhos Romanhol e Fábio Écker.


24 de abr. de 2012

2º ARRAIÁ DA RENASCER

A Escola de Samba Renascer fará acontecer nos dias 1 e 2 de junho/2012, o 2º Arraiá da Renascer. Uma festa tradicional que são as Festas Juninas, merecem ser festejadas. São festas que traduzem a vida das pessoas que vivem e viveram no campo, na roça, na fazenda ou sítios. Marcada pelo rítimo da sanfona, pela fogueira para clarear a pista de dança, com roupas remendadas e quitutes tradicionais. A quadrilha é um ponto forte da festa, reencontrando amigos com muita alegria e respeito.
Esperamos ocês, uai !

23 de abr. de 2012

MEIO AMBIENTE É PAPO NO PROGRAMA" BATE PAPO COM OS AMIGOS" .

O Programa de Rádio "Bate Papo com os Amigos" - todos os domingos de 11:00 às 12:00 h , na Rádio Comunitária FM 104,9, levou dia 22 de abril, o Biólogo Igor Tavares, aqui de Itamarati de Minas, para falar sobre algumas questões locais relacionadas ao meio ambiente. Dentre elas a necessidade dos proprietários de terra serem mais exigentes e preocupados com o meio ambiente, exigindo serviços cada vez melhores no sentido de preservar o pouco que ainda existe. Preocupação também com as nascentes, contenções de encostas, reflorestamento e outros impactos causados pela mineração. Falando como um observador e admirador do meio ambiente - ou de um ambiente inteiro - Igor expôs sua grande preocupação com o abastecimento de água local. Enfim, o papo rolou e não acaba por aqui. Muita coisa ainda precisa ser falada. O assunto é sério e precisa ser divulgado para que a população forme suas opiniões.
O Programa ,além do bate papo, fez um apelo às autoridades nos assuntos: Cachorros soltos nas ruas - fezes e doenças, os torneios esportivos em andamento, concurso público, pedidos de quebra molas pelos ouvintes, caminhões de minério dentro do perímetro urbano. Enfim, vale a pena conferir! Fui !
                                     O operador de mesa Fábio, botando a "boca no trombone"
                                                 Equipe do Programa e o convidado Igor
                                              Ao centro, Denize, colaboradora do Programa

17 de abr. de 2012

BATE PAPO COM OS AMIGOS

Criado pelo Comitê Semeando, o Programa de Rádio "Bate papo com os amigos" levou dia 15/04/2012, Adalberto Fouroux (Beto) para falar sobre a formação da nova equipe do TUPI F.C. Falou da abertura da Diretoria , possibilitando a estruturação juntamente com Ziel, que agora terão liberdade total para formar a  equipe de base. Seriedade e persistência serão os caminhos adotados para que tudo aconteça. Destacou a entrada do TUPI no campeonato regional, previsto para começar em 20/05/2012. "O Tupi é uma equipe reconhecida e respeitada na nossa região. Este primeiro passo é importante para ganharmos credibilidade e continuar o trabalho", destacou Beto. A entrevista foi acompanhada por Carlinhos Romanhol e José Roldão. Muito foi falado sobre a contribuição dos jovens atletas, sobre o trabalho profissional, que sem dúvida refletirá no futuro destes jovens. Vestir a camisa do TUPI é motivo de orgulho para o atleta. Falou da falta de incentivo nos esportes e na necessidade de estruturar não só o futebol, mas os esportes em Itamarati de Minas. Afirmou que os treinamentos iniciariam dia 17/04/2012 e isto aconteceu, como pode ser observado nas fotos abaixo. Um trabalho que contará com o apoio de todos!

                                                  Carlinhos-Beto-Roldão-Edson no Programa
                                                           "Bate Papo com os Amigos"
                                                   Início dos treinamentos em 17/04/2012

3 de abr. de 2012

Divulgação "Solidaria e Necessaria"



APAE CATAGUASES-MG esteve domingo passado no programa ( BATE PAPO COM AMIGOS) da radio 104.9 FM de Itamarati de Minas, representando a associação de pais e amigos dos excepcionais, ANGELA LEITE , SILVANA HIPOLITO, Falamos sobre vários assuntos relacionados à APAE, foi muito bacana saber como funciona os bastidores de uma Escola tão Especial....
PARABÉNS a Todos os membros da equipe!



Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que presta serviço na área de saúde e educacional.

Hoje, a APAE cataguases possui uma equipe de 3 psicólogos, 3 fonoaudiólogos, 5 fisioterapeutas, 2 assistentes social, 1 neurologista, 1 psiquiatra, 1 pediatra, 2 dentistas, 1 enfermeira, 1 técnica em enfermagem, 1 psicopedagoga, 1 terapeuta ocupacional, 2 secretárias, além de médicos voluntários em diversas especialidades.

A escola é formada por uma equipe de 1 diretor, 1 pedagoga, 20 professores, serventes, cozinheiras, 2 motoristas, auxiliares de serviços gerais e também com serviço voluntário.

A escola mantida pela APAE é uma escola especial autorizada e reconhecida pela Secretária Estadual de Educação, atendendo atualmente a 296 alunos em Educação Infantil, APAE Educadora (fase), Educação de jovens e adultos, reforço escolar para alunos incluídos, oficina de embalagem, E.V. O reciclado. Objetivamos a inclusão do Portador de Deficiência, bem como a defesa de seus direitos.


fezes de cachorro nas ruas, praças, calçadas, isso precisa acabar


Fezes de cães estão por toda a parte em Itamarati de Minas. Além do problema de saúde pública, os cachorros trazem sujeira para as ruas, praças, canteiros e calçadas. Basta uma volta pela cidade para ver que o problema vem crescendo.
Sem fiscalização sobre o desleixo de proprietários de cães, que permitem esse absurdo, Itamarati de Minas acompanha passiva, esse comportamento. Na semana passada, a reportagem da radio 104.9 fez um apelo aos moradores de nossa cidade para que ajudem a melhorar a situação registrou fezes até mesmo perto de árvores em frente a um posto de saúde. Cidades do Primeiro Mundo já reagiram ao problema e podem ser modelos interessantes para Itamarati de Minas


Diversos pontos continuam cheios de cachorros vadios que são soltos pelas ruas da cidade através de pessoas do meio rural, sem saber que eles se tornam verdadeiros transmissores de doenças, causando sérios problemas para as pessoas do meio urbano.

Eles se agrupam atrás de cadelas no cio, fazem barulho pela madrugada, às vezes mordem pedestres, atacam motociclistas e viram latas atrás de comida, principalmente na região central onde as pessoas de forma errada, depositam restos de comidas nos lixeiros.

“O custo para fazer um local apropriado e der manutenção é alto, nos sabemos disso, mas não podemos ficar de braços cruzados”.



“Na oportunidade queremos pedir aos moradores da zona rural, que não soltem os seus respectivos cães pelas ruas, que os moradores da zona urbana não coloquem restos de comida nos latões, que acabam se tornando de alimento e aumentando o numero de cães pela cidade”,

Por tanto se recomenda a você que tem o cão, gato de estimação que o mantenha amarrado, ou dentro de seu imóvel para que não tenha nenhuma surpresa desagradável.

Ajudem-nos a mudar essa visão

2 de abr. de 2012

Comite semeando , e Radio 104.9 Cidade juntos todos os Domingos, das 11:00 ao 12:00


RADIO 104.9 FM CIDADE E COMITE SEMEANDO ESTÃO FAZENDO UMA PARCERIA, COMO TANTAS OUTRAS QUE O COMITE JÁ FEZ. TODOS OS DOMINGOS DAS 11h00min AO 12h00min ESTÃO COM O PROGRAMA (BATE PAPO COM AMIGOS). ESTE FOI O NOME DADO AO PROGRAMA QUE JÁ VEM SENDO REALIZADO HÁ ALGUNS MESES, A IDEIA É LEVAR A VOZ DO POVO PARA OS LARES DE NOSSO MUNICIPIO, DIVULGANDO NOSSAS NECESSIDADES E DIFICULDADES QUE PASSAMOS EM NOSSA CIDADE, CLARO QUE TAMBEM ESTAREMOS DIVULGANDO OS NOSSOS VALORES E PREMIAÇÕES, POIS UMA COMUNIDADE PRECISA DOS DOIS LADOS DA MOEDA.
O CRESCIMENTO DO MUNICIPIO E DE SEUS MORADORES SÓ DEPENDE DE NÓS, POIS O POVO É QUE REALMENTE SABE DAS NECESSIDADES EM QUE VIVE.
AGORA VOCE JÁ TEM UMA NOVA OPÇÃO
ACESSE NOSSO BLOG COMITESEMEANDO. BLOGSPOT.COM E VAI ACOMPANHAR AS ENTREVISTAS DA RADIO 104.9 CIDADE FM

COM NOSSO PROGRAMA E NOVO PROJETO!
 BATE PAPO COM AMIGOS

16 de nov. de 2011

O Drama das árvores cimentadas nas calçadas


Todo verão começa a temporada das tempestades, com chuvas fortes, ventos intensos e queda de árvores. Parece uma combinação inevitável. Mas ela é em boa parte produto da falta de cuidado com as árvores das cidades. É o que explica o botânico Ricardo Cardim, em seu blog Árvores de São Paulo.
Diz Cardim: “Um dos principais fatores para essa questão urbana tem a origem em um ato aparentemente inofensivo ou até ‘higiênico’, a impermeabilização da base da árvore com cimento ou asfalto em volta da planta. Muitos proprietários costumam estender suas calçadas até lá, alegando que assim não faz ‘sujeira’ (como se terra fosse isso) e fica mais bonito. Privando as raízes do contato com o ar, água das chuvas e nutrientes vindos de matéria orgânica, a chance da árvore adoecer e ficar susceptível a pragas é enorme e, consequentemente, de cair – inclusive sobre a casa ou carro do ‘cimentador’. O feitiço volta para o feiticeiro.”
Ele colheu exemplos de árvores maltratadas e registrou alguns casos.
Na foto acima, uma árvore cuja base está apodrecendo porque foi sufocada pelo calçamento. Ela pode cair. Se isso acontecer, os moradores do prédio em frente, responsáveis pelo sufocamento das raízes da planta, ficarão tentados a reclamar da árvore. Abaixo, uma paineira cimentada. E uma mangueira sufocada pelo asfalto.


Minha lista de blogs